A EuReciclo organizou no dia 28 de Fevereiro de 2020 a conferência “Reciclar para sustentar – A gestão de resíduos, reciclagem e as oportunidades de desenvolvimento sustentável” na Universidade Lusíada de Angola, em Luanda. Esta conferência foi aberta pelos seus promotores, que são os co-fundadores do Projecto EuReciclo, Ana Quintas e João de Sousa. Participou também da abertura, a Embaixadora do Reino Unido em Angola e São Tomé e Princípe, Jessica Hand, e a Directora Nacional dos Recursos Renováveis do Ministério da Energia e Águas, Sandra Cristóvão. A conferência foi divida em dois painéis com quatro temas cada.
O primeiro painel teve como tema principal “A gestão de resídos em Angola” e foi moderado por Erica Tavares, Co-fundadora e Directora da EcoAngola, aonde foram feitas as seguintes apresentações:
- Recolha Selectiva de Resíduos: Que destino? Por Filipe Rebelo, CEO da empresa Street Limpa.
- Enquadramento legal para a gestão de resíduos, por Nelmo Buâmbua, Técnico do Gabinete Jurídico da Agência Nacional de Resíduos.
- A importância da educação ambiental para a gestão de resíduos no ambiente escolar, por Malaquize Bertulucci, Co-fundadora e CEO da empresa LOX Recicla.
- A importância da educação ambiental para a gestão de resíduos no ambiente empresarial, por Lilhan Ferreira, docente pesquisadora do ISPTEC.
Já o segundo painel teve como tema principal “Reciclar para sustentar” e foram partilhadas as experiências e iniciativas de algumas empresas que já fazem reciclagem em Angola. Este painel foi moderado por Eunice de Melo, Fundadora do Atelier do Lixo ao Luxo e foram foram feitas as seguintes apresentações:
– Papel da reciclagem na subsistência de famílias através das cooperativas, por Hélder Marcelino, gestor da área social e coordenador da área de empreendedorismo na Recovasso;
– Reciclagem electrónica e o seu impacto na sociedade, por Décio Silva Fundador e CEO da Startup NARISPC (Centro de Recolha e Tratamento de Lixo Electrónico);
– Reciclagem de plástico na Alemanha, por Prof. Gesa Beck vinda da Alemanha;
– Empresa de reciclagem de Aluminío em Angola, por David Pires Director Geral da empresa Extrulider.
Neste painéis foram discutidos diversos assuntos desde a necessidade da promoção de mais campanhas de sensibilização, à necessidade de se aumentar as condições de pagamento das empresas que fazem a gestão de resíduos em Angola, e também das condições de trabalho dos ecocatadores, bem como a partilha e troca de experiências entre as empresas que já têm feito reciclagem e trabalhado com os ecocatadores.
Por fim, continuamos a promover uma economia verde baseada na partilha, colaboração, solidariedade, resiliência, oportunidade e interdependência – e esta conferência foi um exemplo disso. Muito obrigado EuReciclo pela colaboração e por terem tornado esta conferência possível! Como forma de agradecimento, deixamos aqui um certificado em nome do Movimento Verde da EcoAngola, pela iniciativa de unirmos entidades de gestão de resíduos e reciclagem para a promoção e desenvolvimento destas práticas em Angola.
Também podes começar o teu dever aderindo ao Movimento Verde da EcoAngola, ajudando a promover a sustentabilidade e conservação ambiental em Angola.
A Eco Angola é uma organização que promove a sustentabilidade com objetivo de preservar o ambiente e promover o bem estar social.