Projecto de Educação Ambiental para Comunidades Costeiras

O Projecto de Educação Ambiental para Comunidades Costeiras, é um projecto piloto desenvolvido pela EcoAngola, com objectivo de desenvolver actividades de educação ambiental com comunidades costeiras, relacionadas ao estudo da biodiversidade marinha local, a poluição marinha, a gestão de resíduos pelas comunidades costeiras e advocacia, e a análise da relação com os meios de subsistência das comunidades costeiras. Este projecto foi financiado pela AEF – African European Foundation.

Este projecto piloto foi implementado na praia da Chicala 1, Bairro Buri, atingindo 37 crianças e adolescentes dos 7-17 anos e 41 adultos dos 18-56 anos de idade.

O mesmo foi implementado entre Novembro de 2023 à Abril de 2024.

Objetivos e metas

  • Desenvolver actividades de educação ambiental com pescadores, jovens e crianças, focadas na compreensão da biodiversidade marinha
  • Realizar campanhas de limpeza de praia
  • Promover a participação dos cidadãos no desenvolvimento e transmissão do conhecimento científico, em eventos onde participantes públicos e especialistas trabalham juntos para documentar a biodiversidade de um local específico (BioBlitz)
  • Criar um catálogo de espécies com as principais espécies da região, de fácil leitura para todos
  • Fortalecer  a comunidade de voluntários e seus conhecimentos e habilidades, e envolver-se com os cidadãos da província para participar dessas actividades para expandir o alcance
  • Apoiar a capacitação das comunidades locais sobre a justiça climática, ambiental e social, influenciando a redução da poluição na área, bem com a segurança do peixe que vendem e consomem, e apoiar a sua compreensão sobre os seus direitos e responsabilidades para a manutenção do ecossistema de que dependem

Público-alvo

  • Pescadores/mulheres locais (todas as idades)
  • Crianças e jovens (dos 10 aos 30 anos)
  • Todos os gêneros e raças
  • Toda a comunidade online

Para a implementação deste projecto, a EcoAngola contou com os seguintes colaboradores:  

Associação Guardiões da Costa Mwangolé

Associação que tem o objectivo de influenciar o desenvolvimento de actividades e programas relacionados à protecção da costa angolana, como educação ambiental voltada para o uso sustentável dos recursos marinhos e limpezas de praia.

Neste projecto contribuiu com a discussão e estruturação de processos práticos e funcionais que visam promover a gestão de resíduos e cuidados da orla costeira marítima nacional.

Projecto BioCoast Angola

Projecto da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, que promove a ciência cidadã, utilizando a plataforma  iNaturalist para identificar espécies costeiras, envolvendo e educando sobre a biodiversidade marinha.

Neste projecto contribuiu com a implementação do BioBlitz, que é uma actividade que tem como foco encontrar e identificar o maior número possível de espécies em uma área específica durante um curto período.

O EACC, também recebeu o apoio da Gráfica de Impressão – Design e Publicidade, empresa localizada na Chicala 1 que, após notar o engajamento da comunidade numa das actividades realizadas, decidiu agraciar o projecto com 100 t-shirts, água e materiais de limpeza.

Select Language

Junte-se a nós na execução do projecto Angola sem Plástico.

X