Hoje recebemos mais uma denúncia sobre um crime ambiental que já tem acontecido com alguma regularidade na baía do Mussulo, que é o arremesso de explosivos para o mar.
O lançamento de granadas tem sido feita quase todos os dias por pescadores em diversas áreas da baía do Mussulo, com algum intervalo de tempo de forma a evitar uma intervenção das autoridades ou moradores da Ilha do Mussulo.
Ao detonar explosivos no mar gera-se uma grande quantidade de energia que espalha-se na forma de ondas de choque e de som. Esta prática resulta na morte de muito peixe de espécies diferentes que de seguida são colectados e vendidos.
A poluição sonora em meio subaquático pode afectar a anatomia, comportamento, níveis hormonais e aumentar a resposta ao stress de diferentes espécies aquáticas. As ondas de som causam efeitos negativos à toda biodiversidade local.
Esta área também tem mangais e estas explosões podem causar danos extensivos como altas taxas de mortalidade para as espécies marinhas e possivelmente alterando o equilíbrio do ecossistema na região.
Quanto à saúde pública, o lançamento de granadas em zonas costeiras pode levar consequentemente à mutilação ou morte indesejada tanto do potencial atirador como de quem estiver ao seu redor.
Esta denúncia veio acompanhada de algumas fotos que mostram os pescadores no local mas infelizmente o denunciador foi logo visto e ameaçado e não teve a possibilidade de capturar o momento em que as granadas foram atiradas ao mar.
Se vir-se perante um crime ambiental pode denunciar ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente pelo site http://www.minamb.gov.ao/centrocontactos.aspx, ou a Polícia Nacional através do número (+244) 227 280 820.
As autoridades precisam de aumentar a fiscalização, especialmente nestas zonas sensíveis aonde dá-se a reprodução de espécies, para que comecemos a ver uma redução deste tipo de crimes ambientais. Precisamos de punir os cidadãos que praticam este tipo de acitivdades bem como implementar multas mais severas para estas infracções.
Por último, a questão que fica é: aonde é que estes pescadores vão buscar as granadas? Eis a questão.
Se testemunhar um crime ambiental, tire fotos ou faça vídeos para podermos efectuar uma denúncia pública usando a nossa plataforma.
Queremos tornar Angola mais verde e segura para todos.
A Eco Angola é uma organização que promove a sustentabilidade com objetivo de preservar o ambiente e promover o bem estar social.