É cada vez mais notório o crescente interesse das pessoas no que tange a preservação ambiental, embora a maior parte da população muitas vezes não saiba ao certo o que fazer. Um dos primeiros passos a dar, é algo simples: a reciclagem. Reciclar significa colectar, separar, tratar e/ou transformar objectos/materiais/substâncias outrora usados e posteriormente descartados, em novos produtos/subprodutos para o consumo directo e ou indirecto. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo os materiais que seriam descartados, para que os mesmos sejam usados novamente como matéria-prima – e essa é das principais importâncias que a reciclagem tem no âmbito da conservação ambiental a nível global. Além de ser extremamente importante para reduzir a extracção de recursos naturais para atender à crescente demanda por matéria-prima das indústrias, reciclar também contribui para amenizar um dos maiores problemas da actualidade: o lixo.
É evidente que a situação do lixo dentro do panorama de degradação ambiental, é grave, precisando de estratégias sustentáveis para evitar que o planeta entre em decadência total e se torne um oceano de lixo. Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades, mas, cada vez mais, os centros urbanos com grande crescimento populacional têm dificuldades em gerir apropriadamente o lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução economicamente viável, e mais importante ainda, por ser ambientalmente correcta.
A questão principal é: como mobilizar as pessoas para um consumo consciente e para praticarem a reciclagem?
A conservação do meio ambiente começa com a nossa mudança de mentalidade, hábitos de consumo e regras de vivência, e devemos ter consciência disso. Como base, a reciclagem deve sempre englobar os ditos “3 R’s”:
Reciclar – Transformar materiais já usados, por meio de processos artesanais ou industriais, em novos produtos.
Reutilizar – Reaproveitar os materiais e usá-los em outras funções.
Reduzir – Evitar o consumo desnecessário, revisando os seus hábitos de consumo.
Por não haver um programa de reciclagem no país, os cidadãos precisam de tomar iniciativa e praticarem os 3 R’s com os materiais utilizados – não precisamos de esperar para fazermos a diferença. Também precisamos de reforçar na educação ambiental, criar políticas que visem a melhoria e protecção dos ecossistemas, criar um sistema de tratamento do lixo mais apropriado, incluindo o sector de reciclagem e fazendo a consciencialização e educação da população.
Temos que pensar no futuro – não só no nosso – mas também das gerações vindouras. Se continuarmos a utilizar irracionalmente os recursos naturais, em pouco tempo teremos graves problemas ambientais.
Referências
ABIPET. O que é PET? Disponível em: http://www.abipet.org.br/oqepet.php
FONSECA, Lúcia Helena A. Reciclagem: o primeiro passo para a preservação ambiental. Bacharel em Administração – Centro Universitário Barra Mansa, Brasil.
MIRANDA, Luciana Leite de. O que é lixo? São Paulo, 1995.
Voluntário da EcoAngola e estudante de Medicina Veterinária na Universidade José Eduardo dos Santos.