A EcoAngola acaba de fechar uma nova parceria com a Organização Surge Africa para contribuir para a iniciativa Surge X Media, que tem o objectivo de facilitar o acesso à informação e notícias sobre as mudanças climáticas e como estas afectam as regiões tropicais, particularmente em África. Esta iniciativa surgiu por haver uma grande lacuna em relação à partilha de notícias e pesquisas sobre o clima em África.
A pandemia da COVID-19 vem fortificar a nessecidade de se ampliar as notícias sobre problemas ambientais em África, especialmente porque precisamos de fazer com que as vozes mais vulneráveis sejam ouvidas.
Por isso, a Surge X Media dedicada-se a promover mudanças transformacionais sobre clima e a mídia, de forma a consolidar as notícias climáticas em África. A Surge X Media defende a justiça social e as mudanças climáticas, usando a mídia como uma ferramenta para as mudanças sociais.
Este projecto vai criar sinergias entre organizações de mídia e criadores de conteúdo, cientistas, fotógrafos, jornalistas, artistas e activistas sociais e climáticos, de forma a fornecer dados e pesquisas climáticas em África à grande mídia. A intenção é de tornar eficaz a comunicação científica entre países africanos, atingir uma audiência maior e para aprendermos uns com os outros.
Relatórios climáticos, se comunicados de forma eficiente, podem preparar o caminho para a análise de dados e pesquisa, para o planeamento estratégico de mitigação e deliberações políticas. Há um grande número de incidentes que não são relatados nos mídia, mas se fossem, poderiam ser usados para transformar a maneira como abordamos e mitigamos as mudanças climáticas.
A estreia da iniciativa será no dia 14 de Maio de 2020.
Os interessados em participar desta iniciativa, podem obter mais informações em: https://surgeafrica.org/surgexmedia.
A Eco Angola é uma organização que promove a sustentabilidade com objetivo de preservar o ambiente e promover o bem estar social.