
Sobre o Ya Tchi Yetu
O projecto Ya Tchi Yetu é um projecto criado pela EcoAngola, financiado pela Embaixada do Reino Unido em Angola e Refriango, destinado a promover a educação ambiental por meio de práticas de permacultura assentes na agricultura sustentável e empreendedorismo.
- Missão – Até Agosto de 2022, formarmos 50 mulheres (jovens e adultas) e 50 jovens/adolescentes (sexo misto) que possam implementar as práticas da permacultura no seu próprio terreno.
- Visão – Proporcionar e gerir iniciativas de desenvolvimento sustentável no meio rural e propagar a educação ambiental nas comunidades semi-urbanas e rurais de Angola, empoderando as mulheres mais vulneráveis com ferramentas de agricultura menos agressivas ao ambiente e promovendo o empreendedorismo com a venda de produtos orgânicos.
- Valores – Sustentabilidade, ética e colaboração.
Objectivo
O projecto Ya Tchi Yetu (em Kikongo, “A Terra é Nossa”) tem como objectivo planear e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em Angola, ao mesmo tempo estar em equilíbrio com a natureza, seguindo os conceitos tradicionais e científicos de permacultura. Pretendemos promover o espírito de educar teorias e práticas sustentáveis e regenerativas para criar resiliência, com base nas seguintes vertentes:
- Práticas agroecológicas assentes na justiça social;
- Iniciativas de compostagem urbana de lixo orgânico;
- Gestão sustentável de resíduos orgânicos e inorgânicos como forma de preservação ambiental e viabilidade económica para comunidades;
- Integração social da educação ambiental.
O que é a permacultura?
Permacultura é uma expressão originada do inglês Permanent Agriculture, que significa “cultura permanente” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren, perto dos anos 70.
Hoje, este conceito abrange uma ampla gama de conhecimentos vindos das mais diversas áreas científicas, e vai muito além da agricultura. A permacultura incorpora o nosso entendimento sobre ecologia e o equilíbrio dos ecossistemas, o reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias (como a poderosa energia solar) e de bem explorar os recursos naturais.
Histórico
O projecto iniciou em Janeiro de 2020 com uma fase inicial e experimental e contou com uma equipa de 15 voluntários, para a criação do primeiro campo modelo de permacultura, promovendo práticas agrícolas sustentáveis focadas no estímulo da biodiversidade e productividade, começando pelos agricultores locais e também voluntários. Para esta fase, contou com a doação de meio hectare de um terreno localizado no Kikuxi, em Luanda.
Este projecto ganhou o primeiro lugar do concurso Jovens Heróis Awards (Youth Heroes Awards) da Organização Não Governamental Youth Students for Peace, em Novembro de 2020.
Desde Julho de 2021, o projecto fechou uma parceria colaborativa com a Embaixada do Reino Unido em Angola e com a marca Nutry, aonde a embaixada efectua um financiamento de 26 mil libras e a Nutry presta apoio colaborativo e mais um financiamento de 2 milhões de kwanzas.
O que é a permacultura?
Permacultura é uma expressão originada do inglês Permanent Agriculture, que significa “cultura permanente” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren, perto dos anos 70.
Hoje, este conceito abrange uma ampla gama de conhecimentos vindos das mais diversas áreas científicas, e vai muito além da agricultura. A permacultura incorpora o nosso entendimento sobre ecologia e o equilíbrio dos ecossistemas, o reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias (como a poderosa energia solar) e de bem explorar os recursos naturais.
Plano de acção
Este projecto conta com a implementação de várias acções e actividades:
Pré-lançamento digital e campanha de sensibilização
São feitas publicações semanais nas redes sociais da EcoAngol para sensibilizar sobre a permacultura como ferramenta essencial de reabilitação de comunidades, e promoção da educação ambiental.
- Data: 21 de Setembro de 2021.
Evento de lançamento e apresentação do projecto
Este evento tem como objectivo promover as acções do projecto e abrir oportunidades para possíveis apoios, parceiros e colaboradores, bem como apresentar os objectivos, metas e resultados esperados.
- Data: 24 de Setembro de 2021.
Eventos de networking
Serão realizados 3 eventos de networking, para identificar 100 pessoas que farão parte do programa de capacitação em agricultura sustentável.
- Data prevista: Outubro à Dezembro de 2021.
Realização de workshops
Estes serão workshops sobre os módulos agrícola e empreendedorismo sustentável, que serão realizados nos seguintes locais:
- Espaço Kikuxi
- Lar de Nazaré
- Centro Anim’Art
- Fundação Arte e Cultura
- Data prevista: Novembro 2021
Encerramento de workshops e feira ecológica
Será realizado um evento de encerramento dos workshops, apresentando os resultados do programa de capacitação, seguindo com a entrega de certificados. Para demonstração dos nossos resultados, realizaremos uma feira ecológica, expondo diferentes produtos criados ao longo dos workshops.
- Data prevista: Fevereiro de 2021
Encerramento do projecto
Este evento de encerramento terá o objectivo de promover as acções do projecto e os resultados obtidos em cada acção.
- Data prevista: Março de 2021
Sobre os nossos parceiros
A Embaixada Britânica em Angola espera desenvolver as suas actividades, contribuindo directamente para o desenvolvimento de hortas comunitárias em Luanda. Dentro das suas várias funções, tem também o papel de auxiliar Angola nas estratégias de protecção ambiental do Estado. Tendo isto em conta, e devido ao compromisso e empatia em matéria ambiental, iniciou-se a parceria com o Projecto Ya Tchi Yetu desenvolvido pela EcoAngola.
Contando também com o apoio da Refriango, representada pela sua marca de sumos Nutry, e com o objectivo de cuidar e preservar o ambiente, bem como estimular os consumidores a aderirem a este movimento consciente, cria assim a Tribo Nutry – onde as famílias terão a oportunidade de participar em acções de permacultura através do Ya Tchi Yetu. Para a implementação deste projecto, a EcoAngola também tem trabalhado com diversos parceiros e apoios estratégicos, entre eles:
Espaço verde Kikuxi em parceria com os empresários agrícolas Wanderley Ribeiro e Kátia Ribeiro, o Centro de acolhimento Nazaré, a Fundação Arte e Cultura, o Centro de Animação Artística do Cazenga – ANIM’ART.
O que pode fazer para contribuir
- Siga as nossas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento do projecto e ajude-nos a divulgar o projecto;
- Consumindo alimentos produzidos por agricultores rurais e incentivando outras pessoas a fazer o mesmo;
- Valorizando o trabalho dos homens e mulheres do campo;
- Aprendendo e praticando os conceitos de permacultura;
- Participando nas actividades deste projecto.