Projecto EcoEducando

Sobre O EcoEducando

O EcoEducando é um projecto desenvolvido pelo Clube Verde, um programa de Educação Ambiental da EcoAngola. Ele oferece formações gratuitas em Educação Ambiental para professores do ensino primário e secundário, tanto em escolas públicas quanto privadas. O objectivo é capacitar os professores para que se tornem influenciadores no combate aos desafios ambientais e climáticos, promovendo a integração da educação ambiental nas escolas. 

Histórico do Projecto

O projecto iniciou em Julho de 2022, tendo a sua primeira fase financiada pela JNCC e contou com o apoio da Climate Science. A segunda fase iniciou em Maio de 2023 e termina em Abril de 2024, tendoo sido financiado pelo Camões – Instituto de Cooperação Portuguesa, e contou com o apoio da Refriango. A terceira fase iniciará em Junho a Novembro de 2024, com o financiamento do Banco BIC.

Objectivo

O Projecto EcoEducando tem como objectivo capacitar professores e educadores de infância em conteúdos ambientais, utilizando métodos simples, dinâmicos, inovadores e interactivos. Independentemente da disciplina que leccionam ou da actividade que desempenham, os participantes são preparados para integrar a educação ambiental no ensino, tornando-se agentes de transformação nas escolas e comunidades.

A iniciativa pretende formar uma nova geração de líderes climáticos em Angola, promovendo a consciência ambiental desde a infância e incentivando práticas sustentáveis no ambiente escolar, assegurando um impacto duradouro na sociedade.

Parceiros

  • Climate Science – ONG internacional de educação ambiental e climática.
  • Refriango – Apoio financeiro e logístico.
  • Instituto Camões – Cooperação Portuguesa, financiador da segunda fase.
  • BIC-Crescer Juntos – Financiador da terceira fase.
  • Escolas públicas e privadas em Luanda.

Resultados

  1. Foram formados 420 professores (desde Julho de 2022 a Novembro de 2024)
  2. Alcançados professores em 6 municípios da província de Luanda (Luanda, Belas, Cacuaco, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Viana, Talatona) e 1 município da província do Bengo (Dande)
  3. 867 crianças impactadas por actividades em escolas
  4. 1678 pessoas alcançadas em 5 lives com professores e estudantes no contexto da Educação Ambiental
  5. Realizadas 8 actividades com 6 escolas
  6. professores formados, preparados para integrar a educação ambiental nas escolas

Actividades desenvolvidas

  1. Aulas teóricas sobre os conceitos fundamentais do ambiente, alterações climáticas e interdisciplinaridade da Educação Ambiental
  2. Aulas prática de aproveitamento de resíduos orgânicos(compostagem)
  3. Aulas de campo com os formandos nos mangais do Morro dos Veados, Benfica
  4. Palestras em escolas de ensino primário
  5. Limpezas de praia
  6. Lives
Select Language

Junte-se a nós na execução do projecto Angola sem Plástico.

X