No dia 24 de Julho, realizou-se mais uma intervenção na praia da Areia Branca, entre a Samba e a Ingombota. Esta campanha foi uma actividade do Projecto Angola sem Plástico, financiado pela União Europeia e implementado em parceria com a EcoAngola, que tem como objectivo sensibilizar sobre o impacto negativo dos plásticos descartáveis.
A limpeza foi ainda alusiva ao Julho sem Plástico, uma campanha mundial de consciencialização sobre o uso de plásticos descartáveis e o seu impacto no ambiente, que acontece todos os anos durante o mês de Julho.
Participaram da limpeza mais de 200 voluntários da sociedade civil, da EcoAngola e de diferentes entidades privadas e governamentais, nomeadamente: a União Europeia, a Saudabel, a AngoMart, a Vista Waste, o ISPTEC, a Sinopec, a RCS Angola, a Teleservice, a Agência Nacional de Resíduos, a Elisal, a associação Mar O2 e os Heróis de Azul.
Para a limpeza foram distribuídas luvas e sacos aos participantes, alguns ancinhos e carrinhos de mão para auxiliar na recolha dos resíduos.
Ao todo, recolheu-se 429 sacos de garrafas pet, 12 sacos de sapatos, 3 de vidro e sacos de resíduos indiferenciados. Os resíduos foram todos recolhidos pela Empresa Vista Waste, que faz o tratamento destes resíduos, particularmente a reciclagem dos plásticos.
Para finalizar a campanha, os Heróis de Azul fizeram uma demonstração com alguns cânticos. Foi feito um momento de sensibilização, reconhecimento e agradecimento aos parceiros, apoiantes e participantes, proferidas pelo voluntário da EcoAngola, Pedro João e pela coordenadora da campanha de resíduos e reciclagem da EcoAngola, Dilma Muanza.
A Eco Angola é uma organização que promove a sustentabilidade com objetivo de preservar o ambiente e promover o bem estar social.