No transato dia 24 de Setembro de 2021, sexta-feira, a EcoAngola em colaboração com a Embaixada Britânica em Luanda e a empresa Refriango, na marca Nutry, organizaram um evento de apresentação e lançamento oficial do projecto Ya Tchi Yetu, Este projecto aparece como instrumento de promoção de práticas de permacultura em Angola, tendo como objectivo principal, a implementação de um programa de capacitação voltado para o empoderamento de 100 jovens, especialmente mulheres em Angola, em duas principais vertentes: agricultura sustentável e empreendedorismo social. Será constituído por 3 fases: 1) Campanha digital; 2) Realização de palestras e eventos de networking e 3) Realização de workshops em volta desta temática.
O evento ocorreu na Fundação Arte e Cultura (Ilha de Luanda), parceiros do projecto, no período da manhã, e contou com a presença de cerca de 40 convidados, desde parceiros financiadores como Embaixada Britânica em Angola e a marca Nutry e, parceiros estratégicos como o Centro Anim’art Do Cazenga, Fundação Arte E Cultura, Centro De Acolhimento De Nazaré, Espaço Verde Kikuxi, outros colaboradores, voluntários da EcoAngola e convidados afins.
Directora Executiva Erica Tavares Embaixadora Jessica Hand Coordenadora do Projecto Iliandra Baptista
A apresentação do projecto contou com um discurso de abertura da Directora Executiva da EcoAngola, Erica Tavares, da Embaixadora do Reino Unido em Angola Jessica Hand, assim como uma breve abordagem dos representantes de cada instituição parceira, Avelino Chayevala do Centro de Acolhimento de Nazaré, Eduardo Songue do Centro Anim’Art e Naama Margali da Fundação Arte e Cultura, e algumas considerações de membros do projecto, nomeadamente Liliane Machado e Aires Tomé. Findas as palavras de abertura, a apresentação oficial do projecto seguiu-se na voz da coordenadora do mesmo, Iliandra Baptista, que explicou as motivações do mesmo, objectivos e plano estratégico.
Após a apresentação do projecto, foi assinado o memorando de entendimento entre a Embaixada Britânica e EcoAngola, para firmar a sua parceria. Já no final da apresentação, houve um momento de poesia, onde uma menina do Centro de Acolhimento de Nazaré, Rosa Chipoia Fernandes, declamou um poema sobre o ambiente, que se tornou alvo de atenção dos presentes, principalmente da Embaixadora Britânica, que destacou a importância do envolvimento das crianças nestas iniciativas ambientais.

Em seguida, houve uma sessão de perguntas e respostas sobre o projecto, onde os membros da coordenação do projecto responderam às questões e ouviram os contributos de alguns presentes, sendo que este momento contou um feedback bastante positivo dos convidados, que apoiaram bastante a iniciativa e demonstraram-se ansiosos com os resultados do projecto.
Como estratégia de maior divulgação patrocinada pela marca Nutry, foram entregues durante o evento, kits promocionais do projecto, compostos por uma t-shirt, saco reutilizável e folheto informativo, voltados à compreensão da permacultura e actuação do projecto Ya Tchi Yetu.
Para a alimentação durante o evento, contou-se com a Nutry, que serviu Mocktails feitos a partir dos seus sumos, e como iniciativa de apoio a empreendedoras locais por parte do Projecto Ya Tchi Yetu, a Kiabiza, que serviu os seus quitutes da terra.
O projecto Ya Tchi Yetu foi desenvolvido pela EcoAngola e recebeu um financiamento de 25 900 libras da Embaixada Britânica em Angola, para a implementação do mesmo num período de 9 meses. O mesmo recebeu ainda o apoio da marca de sumos angolana Nutry, que para além de assumir uma responsabilidade em termos de gestão de comunicação, investiu ainda 2 milhões de Kwanzas para a implementação do mesmo.
O projecto tem início em Julho de 2021 e encerramento previsto para Março de 2022, sendo implementado particularmente em 4 locais na cidade de Luanda: Lar de Nazaré (Viana), Centro ANIM’ART (Cazenga), Fundação Arte e Cultura (Ilha de Luanda) e um terreno no Kikuxi, que será a base do projecto.
Um agradecimento especial à Embaixada Britânica em Angola, marca de sumos angolana Nutry da Refriango, voluntários da EcoAngola e a todos interessados e apoiantes deste projecto.
A Eco Angola é uma organização que promove a sustentabilidade com objetivo de preservar o ambiente e promover o bem estar social.