When autocomplete results are available use up and down arrows to review and enter to go to the desired page. Touch device users, explore by touch or with swipe gestures.
When autocomplete results are available use up and down arrows to review and enter to go to the desired page. Touch device users, explore by touch or with swipe gestures.
When autocomplete results are available use up and down arrows to review and enter to go to the desired page. Touch device users, explore by touch or with swipe gestures.

Projecto Angola sem Plástico

Sobre o Projecto

O projecto Angola sem Plástico é um projecto piloto financiado pela União Europeia e implementado em colaboração com a EcoAngola. O projecto iniciou aos 5 de Janeiro de 2021 e termina aos 31 de Setemro de 2021.

A Delegação da União Europeia em Angola considera que o consumo é uma forma de abordagem eficaz para uma intervenção sobre a gestão de resíduos em Angola, particularmente devido à população jovem, às questões económicas, e ao impacto social e ambiental causado pela rápida expansão dos centros urbanos em Angola.

O saco de plástico é considerado como sendo um dos elementos cruciais nesta batalha contra a poluição plástica, por ser consumido de forma indiscriminada, particularmente pela carência de consciência ecológica, consequência da ausência de educação ambiental no país.

Objectivo

O projecto Angola sem Plástico tem como objectivo a implementação de uma campanha de sensibilização sobre o consumo responsável do plástico descartável (de uso único), particularmente sacos e garrafas de plástico, tendo como objectivos específicos: 1) Criar um diálogo entre as principais partes envolvidas no comércio e utilização dos plásticos descartáveis e 2) partilhar boas práticas de consumo responsável e consciente.

Plano de acção

Este projecto conta com a implementação de várias acções e actividades, sendo estas:

Campanha de sensibilização digital

São feitas publicações semanais nas redes sociais da EcoAngola para sensibilizar sobre o consumo responsável dos plásticos descartáveis e também sobre os impactos do plástico na biodiversidade e na saúde pública.

  • Data: Maio a Setembro de 2021.

Inquérito digital e inquérito presencial

Implementação de um inquérito (online e presencial em locais estratégicos) sobre o consumo de plásticos descartáveis como palhinhas, sacos, pratos, copos e talheres (excluindo plásticos descartáveis na área de saúde e de higiene). 

O inquérito digital teve início no dia 29 de Janeiro e encerrou no dia 28 de Fevereiro de 2021. Foram recolhidas 712 respostas em 31 dias. O inquérito presencial decorreu no Mercado do Mundial e no Mercado do Sequele, no dia 27 de Março de 2021.

Encontro com empresas de distribuição e comércio

Este encontro decorreu no dia 5 de Maio de 2021 e teve o objectivo de discutir desafios, soluções alternativas e oportunidades para despertar a consciência e responsabilidade dos clientes e dos distribuidores em relação ao uso indiscriminado de sacos de plástico.

Evento de apresentação do projecto Angola sem Plástico

Este evento decorreu no dia 19 de Maio de 2021, e teve como objectivo promover as acções do projecto e abrir oportunidades para possíveis apoios, parceiros e colaboradores, bem como apresentar os objectivos, metas e resultados.

Cinema ao ar livre: Um oceano de plástico (2016)

Esta será uma sessão de sensibilização com transmissão ao ar livre do documentário “um oceano de plástico” , com o objectivo de sensibilizar sobre o impacto dos plásticos na biodiversidade marinha e na saúde pública. Após sessão, teremos 40 minutos de perguntas e respostas.

  • Data: Sábado, 19 de Junho às 15:30.
  • Local: Fundação Arte e Cultura (Ilha de Luanda).
  • Mais informações: Resumo sobre este evento.

Concurso “Plasticamente ARTE”

O concurso PLASTICAMENTE ARTE, procura promover o consumo responsável e a reutilização dos plásticos de uso único de forma criativa, através da criação de desenhos ou pinturas de arte, contribuindo para a sensibilização ambiental e para a redução da poluição plástica em Angola.

Campanha de recolha de resíduos #EUBeachCleanUp

Tem o objectivo de mobilizar e sensibilizar os cidadãos luandenses a reduzir o seu consumo de plástico e a aumentar a sua percepção sobre a quantidade de plástico que tem o seu fim nos oceanos e praias.

  • Data e horário: Sábado, 26 de Junho das 08:00 as 11:00.
  • Local: Praia da Areia Branca, Samba.
  • Mais informações: Resumo sobre este evento.

Teatro de sensibilização ao ar livre: Angola sem plástico no mar

Esta será uma sessão de teatro de sensibilização ao ar livre, especificamente criado para crianças e jovens quanto ao consumo responsável. Após sessão, teremos 1 hora de perguntas e respostas.

  • Data: Domingo, 27 de Junho às 15:30.
  • Local: Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.
  • Mais informações: Resumo sobre este evento.

Debate estudantil: Como reduzir a utilização de plásticos descartáveis em Angola?

Este será um debate aberto com estudantes universitários para falar sobre  desafios, soluções, alternativas e oportunidades em Angola para contribuir na redução da utilização indiscriminada de plásticos descartáveis em Angola.

Campanha de recolha de resíduos #JulhosemPlástico

Tem o objectivo de mobilizar e sensibilizar os cidadãos luandenses a reduzir o seu consumo de plástico e a aumentar a sua percepção sobre a quantidade de plástico que tem o seu fim nos oceanos e praias.

  • Data e horário: 24 de Julho das 08:00 as 11:00.
  • Local: Praia da Areia Branca, Samba.
  • Mais informações: Resumo sobre este evento.

Exposição PLASTICAMENTE ARTE

A exposição PLASTICAMENTE ARTE tem como objectivo apresentar obras de arte com base no desenho e na pintura, para transmitir a educação ambiental de forma diferente. A exposição tem entrada livre.

  • Datas: De 1 de Agosto à 15 de Agosto.
  • Local: Fundação Arte e Cultura.
Evento de encerramento do projecto

Este evento de encerramento terá o objectivo de promover as acções do projecto e os resultados obtidos em cada acção.

  • Data: Setembro de 2021.

Sobre os nossos parceiros

A Delegação desenvolve as suas atividades em estreita coordenação com os países da UE com representações diplomáticas em Angola (atualmente 11: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia e Hungria).” – Delegação da União Europeia em Angola, 2016

Esta delegação, dentro das suas várias funções, tem também o papel de auxiliar Angola nas estratégias de protecção ambiental do Estado. Tendo isto em conta, e devido ao compromisso e empatia em matéria ambiental, desenvolveu um Projecto para o combate ao Plástico em Angola, especificamente o plástico de uso único, que é exatamente o Projecto Angola sem Plástico, em parceria com a EcoAngola.

Para a implementação deste projecto, a EcoAngola também tem trabalhado com diversos parceiros e apoios estratégicos, entre eles:

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, a Agência Nacional de Resíduos, a Associação Nação Verde, a Saudabel, o Alimenta Angola, o ISPTEC, a Fundação Arte e Cultura, o Centro de Animação Artística do Cazenga – ANIM’ART, o Deskontão, a Refriango e a Vista Waste.

O que pode fazer para contribuir

  • Siga as nossas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento do projecto e ajude-nos a divulgar o projecto nas suas redes sociais;
  • Diminua o seu consumo de plástico, principalmente os plásticos descartáveis;
  • Participe nas atividades deste projecto e seja um promotor activo para a redução dos plásticos descartáveis.

Nota: A primeira fase foi encerrada com sucesso. Entretanto, a EcoAngola está aberta para novos projectos.

Participe e mantenha-se informado.

  • Aceito aderir à política de privacidade da EcoAngola.

Projectos EcoAngola

Select Language

Junte-se a nós na execução do projecto Angola sem Plástico.

X