O Angola Sem Plástico é um projecto piloto financiado pela União Europeia, implementado em colaboração com a EcoAngola, que tem como objectivo implementar uma campanha de sensibilização sobre o consumo responsável do plástico descartável, particularmente os sacos de plástico.
Os plásticos são derivados do petróleo e uma das suas características é a sua maleabilidade. Por esta razão, passaram a ser muito presentes no nosso dia-a-dia, sendo utilizados nas embalagens, muitas delas usadas apenas uma única vez (o chamado descartável). O seu consumo à escala mundial está em crescimento e o nosso consumo responsável é uma das chaves principais para evitarmos um desastre maior do que já está a acontecer.
Numa altura em que os níveis de poluição global atingem escalas nunca antes registadas, acarretando inúmeras consequências para o planeta e toda a vida nele existente, é imprescindível que certas mudanças no nosso padrão de vida sejam adoptadas, quer a nível do nosso consumismo excessivo, quer a nível do tratamento dos resíduos por nós gerados.
Actualmente, a poluição plástica é uma das maiores preocupações na agenda ambiental, uma vez que este material pode levar séculos para se degradar. Para além da poluição visual, atmosférica, hídrica, dos solos, entre outras, os plásticos tanto em terra como no mar, acabam por ser confundidos com alimento por muito animais marinhos e terrestres, causando várias complicações como asfixia, bloqueio do trato digestivo, má nutrição, deformações físicas, locomoção difícil ou mesmo impossível, e muitas vezes acaba por levar à morte.
Para além disso, o plástico degrada-se, mas não se decompõe – ele apenas fragmenta-se em inúmeras pequenas partículas (microplásticos) que se espalham por todo o planeta através da água e do ar, entrando na cadeia alimentar dos seres vivos, na composição da areia e das poeiras, na água das chuvas, na neve e até no ar que respiramos e na água potável que bebemos! Ou seja, o plástico envenena tanto os animais como os humanos.
[Conheça mais sobre a poluição plástica clicando aqui]
O concurso PLASTICAMENTE ARTE, procura promover o consumo responsável e a reutilização dos plásticos de uso único de forma criativa, através da criação de desenhos ou pinturas de arte, contribuindo para a sensibilização ambiental e para a redução da poluição plástica em Angola.
A arte é um dos mais poderosos meios de comunicação, originando diversas mensagens em cada criação. Através da arte são transmitidas mensagens sujeitas a diversas interpretações e consequentemente originando diferentes visões, algumas mais racionais e outras mais emocionais. Por isso, o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Este concurso assenta directamente nos objectivos do projecto Angola sem Plástico, procurando captar mensagens impactantes através das criações artísticas visuais para promover a consciência ambiental e responsável dos cidadãos. Ao mesmo tempo, criamos um espaço para que os artistas possam expressar o que sentem em relação às questões ambientais e climáticas. E assim unimos a arte, a cultura, a educação e o ambiente num só!
O concurso terá duas fases:
Para completar a candidatura, o concorrente deve preencher a ficha de inscrição e submeter os documentos requisitados conforme as instruções de candidatura num único e-mail para info@ecoangola.com. Por favor, veja com atenção o documento de instruções de candidatura.
Faça aqui o download dos modelos para a candidatura:
Download instruções de candidatura
Download aspectos técnicos da obra
Download declaração pessoal de originalidade
Os artistas selecionados serão premiados pela relevância e qualidade do seu trabalho, seguindo a lista de critérios do júri (alínea 3) e na seguinte ordem:
Os três primeiros classificados irão ganhar uma entrevista exclusiva para dar visibilidade aos seus trabalhos. Todos os concorrentes pré-selecionados terão os seus trabalhos expostos durante duas semanas na Fundação Arte e Cultura e também num catálogo digital que será publicado no website da EcoAngola, na página do concurso.
Ao fazer o registo de várias pessoas, registe uma pessoa de cada vez. Pode utilizar o mesmo endereço de e-mail.
Contactos:
Luiana Guerra
Coordenadora do concurso PLASTICAMENTE ARTE, EcoAngola
E-mail: info@ecoangola.com
Telefone e WhatsaApp: +244 939 845 416 / +244 943235440
Contamos com pessoas como tu, que compartilham as mesmas preocupações, e também o mesmo otimismo e determinação de acreditar que o meio ambiente pode e deve ser preservado. Apoie a EcoAngola e juntos fazemos a diferença!