EcoAngola

Destaques na EcoAngola em 2020

O ano de 2020 foi um ano desafiante para toda a vida no Planeta, particularmente por causa da propagação da COVID-19 pelo mundo. Ainda assim, felizmente, tivemos também muitos marcos positivos que nos ajudaram a ultrapassar estes desafios.

Este artigo é um pequeno resumo para partilhar com os nossos leitores e seguidores um bocado do que foi o ano da comunidade EcoAngola e uma nota de agradecimento pelo envolvimento dos voluntários, das colaborações e parcerias feitas com a EcoAngola em 2020.

Marcamos o nosso primeiro aniversário em Julho de 2020, e apesar de sermos uma comunidade ainda embrionária, tivemos muitas actividades e uma grande quantidade de conteúdo partilhado nas nossas plataformas. Só neste ano, foram publicados 77 artigos na nossa plataforma online e aproximadamente 40.000 visualizações durante o ano.

Começamos por destacar os artigos mais lidos:

  1. Importância dos Mangais para o Mundo
  2. A verdade sobre o consumo da carne
  3. Como estão a desflorestação, a desertificação, a seca, a fome e a pobreza interligadas em Angola?
  4. O valor etnobotânico do Imbondeiro em Angola
  5. Tudo o que precisa saber sobre a Palanca Negra Gigante (Hippotragus niger variani)

Acreditamos que conteúdo com base científica e escrito de forma apelativa ao público tem o poder de informar e educar, e assim, aos poucos, vamos semeando mentes mais ecológicas e sustentáveis. Os nossos voluntários acreditam fortemente nesta missão, e o nosso TOP 6 de escritores, com base em artigos publicados como autores principais e como colaboradores, foram:

  1. Helena Abreu
  2. José Palanca e Divanda Mateus
  3. Neidelênio Soares
  4. Dilma Pereira e Erica Tavares
  5. Hilária Valério e Luiana Guerra
  6. Célsia Guima, Aires Tomé, Marisabel González e Suzana Bandeira

Deixamos também um agradecimento especial a nossa comissão de voluntários que faz a revisão de artigos, que assiduamente lêm os artigos, partilham feedback e contribuem activamente para a manutenção da qualidade de artigos publicados na EcoAngola. Destacamos:

No ano de 2020, a EcoAngola também deu início a inúmeros projectos internos, bem como começou uma linha de doações:

Ao mesmo tempo, realizamos algumas campanhas de limpeza e de reciclagem como a campanha “Julho sem Plástico Angola”, em parceria com a plataforma Yungo e a Lox Recicla, 3 pequenas campanhas de limpeza (como parte de algumas actividades do Clube Verde) e uma colaboração com a Change 1s Life na organização da Semana da Reciclagem.

Realizamos em parceria com a dupla “Hanormais” a Cidade Ecológica (virtual), uma edição anual do HanormaisXChange e também 8 Cafés Ecológicos (debates abertos ao público sobre ambiente e sustentabilidade em Angola).

Fizemos parcerias como o desenvolvimento e organização da campanha de produção e doação de mais de 6.000 máscaras de pano para duas mil famílias e mais de 500 crianças em situação vulnerável com o grupo social “Amigos do Futuro”, organizamos em parceria com o artista Paulo Amaral e o Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) a exposição “ReciclArte”, em Luanda, e realizamos 7 “Quartas Ecológicas” no Centro Ondjango Yapongololi na cidade do Lobito.

Apoiamos o projecto “Eu Reciclo” na realização da conferência “Reciclar para Sustentar”. Também prestamos apoio a campanha de produção de sabão da Associação Naçã Verde, bem como a campanha de reflorestação do projecto Otchiva.

Participamos em inúmeras conferências, workshops e webinars, dentre os quais destacamos:

Todo este trabalho só foi possível com o apoio e a dedicação dos voluntários que se dedicam a causa verde e que fazem parte desta comunidade, e também dos nossos parceiros e colaboradores. Com muito pouco ainda conseguimos realizar muita coisa, a união, a perseverança e o conhecimento são chave para esta comunidade.

Agradecemos também aos apoios do Jornal Expansão, ao programa Janela Aberta na TPA1, ao programa Jovial Cidade da Rádio Luanda, a Agência Lusa, ao Voz da America (em português), a revista Chocolate e a todos os outros meios de comunicação que ajudaram-nos a propagar a mensagem verde.

Um muito obrigado à todos, e que 2021 seja um ano ainda melhor para Angola e para o Mundo!

Exit mobile version