O projecto Ya Tchi Yetu da EcoAngola, aparece como instrumento de promoção de práticas de permacultura em Angola, tendo como objectivo principal, a implementação de um programa de capacitação voltado para o empoderamento de 100 jovens, especialmente mulheres, em duas vertentes: agricultura sustentável e empreendedorismo social.
Nesta senda, a EcoAngola em colaboração com a Embaixada Britânica em Luanda e a empresa Refriango, com a marca Nutry (parceiros do projecto), organizaram nos dias 22 (Lar de Nazaré – Cacuaco) e 29 (Centro Anim’Art – Cazenga) de Janeiro de 2022, o primeiro workshop voltado à agricultura sustentável e empreendedorismo social, que teve o seguinte programa (nos dois dias e centros):
- 9:00 – Recepção de participantes e entrega de merendas;
- 9:15 – Introdução ao programa de workshops e apresentação da equipa de formadores
- Equipa projecto Ya Tchi Yetu
- Equipa de formadores
- Winnie Carmo – Empreendedorismo social
- Mariana Kumenda – Artesanato e reciclagem
- Adão Pepeca – Agroecologia
- Vagner Fernandes – Produção de sabão
- Débora Costa – Confecção e comercialização de produtos orgânicos
- 9:45 – Actividade em grupo voltada para liderança climática e empreendedorismo social;
- Formadora em empreendedorismo social – Winnie Carmo
- Formadora em artesanato e reciclagem – Mariana Kumenda
- 10:45 – Entrevista à participantes e definição de grupos para actividades de todo o programa de workshops Jan – Mar; Entrega de calendário e conteúdo programático dos workshops aos participantes;
- Equipa projecto Ya Tchi Yetu
- 11:30 – Visita à horta do Centro de Nazaré;
- Formadora em agroecologia – Adão Pepeca
- 12:00 – Almoço
- 13:00 – Encerramento da actividade
Para a aula de empreendedorismo social, foram lançados desafios em grupos com os jovens participantes, com o objectivo de darem soluções a problemas ligados à poluição. Nesta aula, os jovens identificaram 5 principais problemas ligados aos principais materiais que causam poluição no mundo e foram desafiados a darem soluções que se refletem na criação de negócios sustentáveis.
Após a aula de empreendedorismo social, os jovens foram entrevistados por uma equipa de triagem do Projecto Ya Tchi Yetu, onde se fez um levantamento das necessidades e esclarecimento de dúvidas de todos os formandos. Visitaram ainda as hortas dos centros, onde o formador em agroecologia, Adão Pepeca deu várias explicações sobre o trabalho agrícola.
O evento contou com a participação de voluntários da EcoAngola, equipa de formadores dos workshops, membros coordenadores e participantes do Centro de Acolhimento de Nazaré e do Centro ANIIM’ART, participantes do programa de workshops, residentes na Vidrul, estudantes da escola associada ao centro de Acolhimento de Nazaré e membros da Embaixada Britânica.
Para cobertura deste evento, contamos com o Jornal do Cazenga e “Programa em Cena” da Rádio Cazenga, que avaliaram o projecto como uma dádiva para a comunidade juvenil.
Durante o evento a Nutry disponibilizou água e refrigerantes, onde os resíduos gerados foram armazenados para utilização dos mesmos durante o módulo de reciclagem do programa de workshops. Finda actividade, foi oferecido aos participantes uma refeição.
O projecto Ya Tchi Yetu foi desenvolvido pela EcoAngola e recebeu um financiamento de 25 900 libras da Embaixada Britânica em Angola, para a implementação do mesmo num período de 9 meses. O mesmo recebeu ainda o apoio da marca de sumos angolana Nutry, que para além de assumir uma responsabilidade em termos de gestão de comunicação, investiu ainda 2 milhões de Kwanzas para a implementação do mesmo.
Este projecto teve início em Julho de 2021 e encerramento previsto para Março de 2022, sendo implementado particularmente em 2 locais na cidade de Luanda: Lar de Nazaré (Viana), Centro ANIM’ART (Cazenga).
Um agradecimento especial à Embaixada Britânica em Angola, marca de sumos angolana Nutry da Refriango, voluntários da EcoAngola e a todos interessados e apoiantes deste projecto.