EcoAngola

Regiões Secas em Angola

As regiões secas são definidas pela escassez de água, afectando os ecossistemas naturais e os sistemas de produção agrícolas, pecuária, e influenciando negativamente no fornecimento de serviços ambientais como a polinização, decomposição, regulação do clima, produção de oxigénio, entre outros. Estas áreas tendem a ser vulneráveis a erosão causada por água e/ou vento, deixando o solo exposto e sem material orgânico na sua camada superficial, causando desagregação mineral intensiva e deixando-os inférteis.

Infografico secas em Angola

De acordo com a Avaliação das Necessidades Pós-Desastre da Seca em Angola, coordenada pela Comissão Nacional de Protecção Civil do Governo de Angola (2016), durante o período de 2011/12, as províncias afectadas incluíam Cabinda, Zaire, Uíge, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Malange, Benguela, Huambo, Bié, Huíla e Cunene (11 províncias). A mesma avaliação também diz que nos anos de 2013/14 houve uma mudança do quadro, e as províncias afectadas passaram a ser de 11 a apenas 6, sendo Kwanza Sul, Benguela, Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango. Esta mudança pode sugerir uma possível melhoria (o que não é o caso real), e também sugere que os dados fornecidos pelo Governo não sejam precisos, pois no período de apenas um ano é muito difícil haver uma mudança de padrão tão grande. É importante ressaltar que o relatório incluía as suas limitações como a inconsistência e falta de dados para esta avaliação.

Apesar das províncias do Cunene, Namibe e Huíla estarem definidas como prioritárias e as suas populações têm recebido ajuda humanitária das Nações Unidas, queremos alertar a sociedade para o risco que as outras províncias estão expostas com o aumento de temperaturas, baixa precipitação e as práticas insustentáveis de produção.

Ao diminuirmos a pressão que metemos no ambiente, estaremos a contribuir para a melhoria do bem-estar social e preservação da natureza.

Referências:

1- https://news.un.org/pt/story/2019/05/1674041

2- http://www.fao.org/dryla…/background/what-are-drylands/en/

3- https://www.recoveryplatform.org/…/Angola_Droughts_2012

Exit mobile version