À margem da exposição ReciclArte, uma exposição de artes plásticas produzida 100% com materiais recicláveis, a EcoAngola, em parceria com o Centro Cultural Brasil-Angola e a Embaixada do Brasil em Luanda, organizou um debate informal no dia 3 de Março de 2020 com o tema “Sustentabilidade”.
Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, representando vários sectores e organizações, mas que tinham um interesse em comum, que era a sustentabilidade e conservação ambiental. O evento foi transmitido em directo através da conta da EcoAngola no Instagram.
O diálogo foi bastante interactivo, dinâmico e construtivo. Fazemos aqui um pequeno sumário dos pontos principais discutidos durante o evento:
- Foi feita uma introdução ao tema da Sustentabilidade
- Foi questionada a existência de projectos de reciclagem e informação sobre as empresas de reciclagem em Angola. Em Angola já se faz reciclagem de alguns resíduos, tais como vidros, plásticos, latas de alumínio e papelão, mas ainda em pequena escala. A falta de ecopontos e de educação ambiental, dificulta a recolha selectiva e limita a indústria de reciclagem.
- A economia verde promove a sustentabilidade. Deve-se criar condições e incentivos para atrair investimentos na economia verde.
- O acesso à informação deve ser melhorado e é necessário investir-se mais na educação ambiental, a começar pelas escolas.
- A sustentabilidade não é só ambiente. É necessário considerar os aspectos económicos e sociais.
- Algumas empresas contribuem positivamente para a sustentabilidade, educação e conservação ambiental, através de projectos de responsabilidade social corporativa.
- É necessário gerir melhor os riscos (poluição) relacionados com a indústria petrolífera.
- É importante que Angola ratifique o acordo de Paris assinado em 2016. Os países que ainda não ratificaram o acordo de Paris são: Irão, Turquia, Iraque, Angola, Eritreia, Líbia, Sudão do Sul e Iémen.
- A sustentabilidade é uma responsabilidade de todos: governo, empresas, organizações da sociedade civil, e cada um de nós.
Agradecemos a todos os participantes que nos honraram com a sua presença no primeiro Café Ecológico da EcoAngola.
Agradecemos também ao Centro Cultural Brasil – Angola e à Embaixada do Brasil em Luanda, por terem disponibilizado o espaço para este evento.
Teremos o próximo Café Ecológico na próxima quinta-feira (12 de Março) e o tema será “Poluição, Resíduos e Reciclagem”. Aguardamos por ti!