Site icon EcoAngola

Planeta Terra atinge o ponto máximo de uso de recursos naturais em toda a série histórica

O crescimento populacional, o crescimento económico, o consumismo, as políticas e práticas danosas para ambiente, a poluição e a corrupção, contribuem para a exaustão dos recursos naturais. O planeta está em défice ecológico com graves consequências para as gerações futuras.

Para manter o mesmo padrão de consumo atual, seria necessário 1,75 planeta Terra.

“Sublinhar que não podemos usar 1,75 Terras por muito tempo quando só temos uma é simplesmente reconhecer o contexto da existência humana”, disse Mathis Wackernagel, coinventor da Pegada Ecológica e fundador da Global Footprint Network.

O planeta entrou em déficit de recursos naturais em 1970. Desde então, a humanidade tem consumido mais do que o planeta consegue se regenerar. Nos últimos 20 anos, a data-limite tem chegado mais cedo.

“Os custos este excesso estão se tornando cada vez mais evidentes em todo o mundo, sob a forma de desflorestação, erosão dos solos, perda de biodiversidade e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, levando a alterações climáticas e a secas, incêndios e furacões cada vez mais graves”, diz a organização.

Exit mobile version