No Sábado, dia 1 de Fevereiro, a Otchiva – Projecto de Protecção de Mangais, organizou uma campanha de reflorestação de mangais, nos Ramiros, quilómetro 44, que contou com o apoio da EcoAngola. Foram plantados mais de 52.000 mangues, por algumas centenas de voluntários, nacionais e estrangeiros.
O evento contou com a participação e apoio de Sua Excelência, Bornito de Sousa, Vice-Presidente da República de Angola, que deu o exemplo plantando vários mangues. Estiveram também presentes, a Ministra das Pescas, o Secretário de Estado do Ambiente, e várias individualidades do sector público e privado.
Em nome da EcoAngola, gostaríamos de agradecer ao projecto Otchiva por esta iniciativa, que não só contribui para o restauro dos mangais destruídos, mas também contribuí para a consciencialização das pessoas e instituições em relação a este tão importante ecossistema, para que possamos começar a protege-lo.
Agradecemos a todos os voluntários da EcoAngola que se fizeram presentes e contribuíram colhendo sementes e plantando mangues. “Havia muita energia positiva, amizade, solidariedade e a sensação que estávamos a contribuir para uma Angola mais limpa e verde”. Foi assim que um dos voluntários da EcoAngola descreveu a actividade de Sábado.
Porque é que os mangais são ecossistemas tão importantes?
- Os mangais são mais eficientes a absorver e armazenar grandes quantidades de dióxido de carbono em comparação com outros ecossistemas terrestres.
- São alimento e local de reprodução para milhares de espécies marinhas e aves.
- Ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão das linhas costeiras.
- E muitos outros benefícios.
Infelizmente, em Angola grande parte dos mangais foram destruídos nos últimos anos, para dar lugar a construções ou transformados em destino final para entulho e lixo diverso, por isso muitos deles encontram-se poluídos também. Iniciativas como esta, ajudam a restaurar os mangais, mas é ainda mais importante parar de os destruir. As autoridades precisam de jogar um papel mais activo na conservação dos mangais, definindo as áreas protegidas, multando e responsabilizando as pessoas e organizações que destroem os mangais, e fazer campanhas de consciencialização de forma continua ao longo de toda a zona costeira.
O Projecto Otchiva iniciou há pouco mais de dois anos, mas já reflorestou mais de 200 mil mangues, em Luanda, Lobito, Benguela e Soyo.
Junta-te também ao Movimento Verde da EcoAngola contribuindo assim para promover a sustentabilidade, educação e conservação ambiental. Juntos, por uma Angola mais limpa, mais verde e mais próspera.
Para mais informações sobre os mangais, recomendamos a leitura do nosso recente artigo: A Importância dos Mangais para o Mundo.