No transato dia 15 de Junho de 2022, quarta-feira, a “Pernod Ricard” em parceria com a EcoAngola realizaram uma palestra alusivo ao “Responsib All Day”, que teve lugar no “Palácio de Ferro”. Para a Pernod Ricard este dia tem como objectivo ajudar o desenvolvimento das comunidades locais, estando alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e reforçar o estímulo dos funcionários para acções de voluntariado.
Este ano a actividade teve como tema chave “Gestão Sustentável de Resíduos”, cujo mesmo, foi apresentado por: Iliandra Baptista, Co-Fundadora e gestora de projectos da EcoAngola, e por Elsa Pedro, Engenheira ambiental e voluntária da EcoAngola. Este tema chave foi desenvolvido com base numa formação para os integrantes da empresa, seguindo o seguinte programa:
- Apresentação da EcoAngola;
- Gestão sustentável de resíduos nas organizações;
- Geração excessiva de resíduos (causas e impactos).
Para maior interação do público-alvo, realizou-se um “Eco-Bootcamp”, onde garantiu-se a formação de 6 grupos de três a quatro integrantes, onde os mesmos identificaram problemas alinhados à gestão excessiva de resíduos e sugestões de soluções, no sector de actuação da empresa PERNOD RICARD, nomeadamente o sector das bebidas espirituais.
- Baixo nível de consciencialização de clientes;
- Ausência de ecopontos na cidade de Luanda bem como locais adequados ao descarte dos resíduos;
- Desperdício de recursos a nível interno e externo da organização, nomeadamente à nível dos eventos socioculturais da mesma;
- Uso excessivo de materiais descartáveis;
- Ausência de estratégias de tratamento dos materiais e equipamentos eléctricos e electrónicos da organização.
Diversas soluções foram propostas pelos grupos, destacando-se entre elas, as seguintes:
- Recolha e colecta selectiva de resíduos através da utilização de ecopontos;
- Promoção da consciencialização ambiental, e capacitação em estratégias de separação e devido tratamento de resíduos;
- Reduzir o desperdício, apelando ao consumo responsável e sustentável;
- Doação de materiais inutilizáveis na organização;
- O uso de lâmpadas leds com maior durabilidade e optar por pilhas recarregáveis evitando assim o descarte constante.
Para encerrar a primeira fase da actividade, foi apresentada uma peça cultural intitulada “O impacto da poluição nos oceanos”, que contou com a presença de dois artistas do Centro Anim’Art, parceiros da EcoAngola. Assim como, os membros da empresa PERNOD RICARD, foram convidados à visitarem uma pequena exposição da empreendedora local “Afroasy”, que apresentou diferentes produtos feitos a partir de materiais reutilizados e reaproveitados.
No período da tarde, a EcoAngola e a Pernod Ricard, foram visitar e entregar ecopontos aos seguintes estabelecimentos comerciais: Restaurante Brick, Summer Bar, Infinitus Bar e Intermarket, sendo ambas as partes responsabilizaram-se a acompanhar o monitoramento e utilização adequada dos ecopontos.
Em suma, as duas organizações esperam firmar uma parceria a longo prazo para realização de muitas mais iniciativas voltadas para educação e consciencialização ambiental.