Site icon EcoAngola

Está a chover plástico

Microplásticos. Fonte: Blog de Escalada.

Um estudo publicado na revista Ciência (Science Magazine), usando dados de alta resolução espaciais e temporais, revelou que até as áreas mais isoladas nos Estados Unidos da América, não estão livres de plásticos. As micropartículas de plástico são transportadas pela chuva e pelo vento, espalhando-se por todo o planeta.

Os pesquisadores levaram mais de um ano a colher micropartículas de plástico em 11 parques nacionais e áreas selvagens nos Estados Unidos da América. Foram examinadas separadamente as partículas que foram depositadas em dias secos e as que foram depositadas pela chuva e neve.

É estimado que mais de 1.000 toneladas de micropartículas de plástico (o equivalente a 120 a 300 milhões de garrafas de água de plástico) são depositadas pelo vento e pela chuva nas áreas protegidas do sul e centro dos Estados Unidos da América. A maior parte destas micropartículas de plástico são microfibras sintéticas usadas na confeção de roupa.

Este estudo agrava a preocupação dos cientistas em relação ao impacto da poluição plástica no ambiente e na saúde pública. Estas micropartículas de plástico são inaladas e ingeridas pelo ser humano e pelos animais, e transportam consigo pesticidas, metais pesados e outros químicos.

As micropartículas de plástico foram encontradas no mar, nas cidades, assim como em áreas remotas com no Ártico e no topo de montanhas. O seu impacto na saúde pública ainda não foi estudado o suficiente, mas os cientistas pensam que poderá estar a contribuir para o número de mortes relacionadas com a poluição atmosférica e com outras doenças, tais como o cancro, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, etc.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a poluição atmosférica é responsável por cerca de sete milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo e cerca de 15,000 por ano em Angola (50 em cada 100 mil). Já de acordo com as Nações Unidas, a degradação ambiental causa 12,6 milhões de mortes por ano, alem da destruição generalizada dos ecossistemas.

Estas novas revelações são um alerta para a importância da redução da poluição plástica em todo o mundo.

Exit mobile version