EcoAngola

Doenças transmitidas de animais para o homem (Zoonoses)

Zoonoses ou doenças zoonóticas são doenças naturais dos animais que são transmitidas ao ser humano. Os animais transportam uma variedade de bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos que podem ser prejudiciais ao ser humano e que são contraídos através do contacto directo com animais, através do consumo da carne ou outros produtos animais, como o leite por exemplo. Nos últimos anos, o número de doenças animais transmitidas para os seres humanos tem aumentado. Algumas zoonoses foram responsáveis pelas maiores epidemias e pandemias mundiais, como a peste negra, a febre amarela, a gripe suína, a gripe aviária, os coronavírus, a ébola, entre outras.

Fonte da imagem: https://www.cerquilho.sp.gov.br/zoonose/

Modo de transmissão

De acordo com estudos feitos pela Queensland Government, as doenças zoonóticas podem ser transmitidas de várias maneiras como: contacto directo com animais de estimação ou animais selvagens, consumo da carne de caça, contacto com solo ou água contaminada por animais e até nalguns casos, o consumo de produtos lácteos não pasteurizados. Também podem ser transmitidas pelas fezes, urina, saliva e até a pele dos animais, se esta estiver infectada, claro.

Um artigo publicado pela revista Nature mostra que o desmatamento de florestas fechadas na África Ocidental e Central pode estar relacionado com o surto da ébola, que é uma doença zoonótica causada pelo vírus da ébola e transmitida através do morcego. Essa doença gera febre hemorrágica grave e falência múltipla dos órgãos, podendo ser fatal. O desmatamento das florestas fechadas leva os morcegos a migrarem para zonas urbanas, gerando uma maior disseminação da doença devido ao aumento do contacto entre seres humanos e os vectores da mesma.

Segundo um artigo publicado pela Jama Internal Medicine, as doenças de animais transmitidas ao homem não são novidade. Leites infectados com bacilos de tubérculos bovinos ou cepas de Brucella são a causa do surgimento de muitas doenças zoonóticas. Além disso, aponta que a carne de porco crua, mesmo não sendo consumida, pode gerar Triquinelose grave, que é uma zoonose causada por um parasita nematode Trichinella spiralis.

Como prevenir?

As medidas de prevenção contra as zoonoses são passos importantes no combate contra tais doenças, pois existe uma grande variedade de zoonoses e estas divergem na sua forma de contaminação e transmissão para humanos. De acordo com Queensland Government, as medidas preventivas partem da boa higiene pessoal e da do animal a ser consumido. Começando assim por:

Também é de extrema importância manter a boa saúde dos animais domésticos, levando-os ao veterinário e garantindo a vacinação dos mesmos.

De certa forma, as zoonoses vieram para mudar a nossa forma de nos relacionar com a natureza e com os animais. Cada zoonose mostra o quão frágil e ao mesmo tempo destruidor o ser humano é para com a natureza ao seu redor. A melhor forma de evitar o surgimento de uma próxima epidemia ou pandemia, consiste em primeiramente reconhecer que o ser humano é o maior destruidor da natureza e que este deve evitar a destruição da natureza. Devemos olhar para o desmatamento como um grande problema que afecta directamente a saúde humana, evitar a caça e o consumo da sua carne, bem como usar de forma sustentável os recursos naturais que a natureza nos oferece. Só preservando os ecossistemas naturais e a biodiversidade conseguiremos evitar futuras pandemias zoonóticas como a que agora vivemos.

Exit mobile version