EcoAngola

Debate estudantil: Como reduzir o consumo de plásticos descartáveis em Angola?

No dia 2 de Julho de 2021 foi realizado um debate universitário como parte das acções do projecto Angola sem Plástico, e no âmbito do protocolo que a EcoAngola tem com o ISPTEC, trabalhando com o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Este encontro teve como tema “como reduzir o consumo de plásticos descartáveis em Angola” e contou com a participação de cerca de 60 alunos, dentre eles estavam estudantes do ISPTEC, da Universidade Agostinho Neto e da Universidade Óscar Ribas.

Para este debate, foi solicitado aos grupos que identificassem os actuais desafios em reduzir o uso de plásticos descartáveis e também que pensassem em soluções inovadoras para estes desafios, incluindo a criação de oportunidades de emprego de acordo com a realidade em Angola. 

De um modo geral, os grupos identificaram a falta de consciência e responsabilidade social e ambiental como os maiores desafios, bem como a falta de infraestruturas adequadas para a recolha e tratamento de resíduos.

Fonte: EcoAngola
Fonte: EcoAngola

Quanto às soluções, várias ideias foram expostas pelos grupos, entre elas:

Houve uma grande diversidade de ideias e análises críticas sobre as soluções, particularmente face à realidade de políticas, fiscalização, consciência, situação social e económica do país.

Os grupos também tiveram de responder se concordavam ou não com a implementação de uma taxa na compra de sacos plásticos descartáveis em Angola – muitos defenderam que esta acção não seria viável tendo em conta a crise social e económica que se enfrenta e também devido ao índice de pobreza da população angolana. No entanto, também houve grupos que defenderam a iniciativa, pois obrigaria as pessoas a mudarem os seus hábitos de consumo.

Houve um momento de confraternização no final da actividade entre os professores, os estudantes, os voluntários da EcoAngola e os coordenadores do projecto.

Agradecemos ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do ISPTEC e a SAUDABEL pelo apoio na realização deste evento.

Fonte: EcoAngola
Fonte: EcoAngola
Fonte: EcoAngola
Fonte: EcoAngola
Exit mobile version