EcoAngola

Clube Verde: Tardes Ecológicas no Lobito

Limpeza de praia (2020)

O actual cenário de destruição ambiental que se verifica a nível mundial é uma questão que preocupa toda a humanidade e por isso muitas nações têm estado cada vez mais engajadas em questões relacionadas à educação e consciencialização ambiental.

Angola em particular ainda tem um longo caminho a percorrer nesse sentido, pois para além de ser um país com cerca de 33 milhões de habitantes, a maior parte da sua população tem pouco ou nenhum acesso à informação. Os cidadãos que têm acesso à informação, no seu geral, ainda demonstram pouco interesse no consumo responsável e consciente, praticando actos que prejudicam o ambiente. Por isso, e cada vez mais, é necessário encontrar um equilíbrio entre o homem e a natureza, buscando alternativas sustentáveis para mudar este comportamento. Este equilíbrio pode ser alcançado através da educação ambiental, que é um processo participativo de toda a sociedade, que deve ser praticado de forma contínua, de modo a despertar a consciência dos cidadãos de qualquer idade.

A EcoAngola dentro da sua missão de disseminação de informação de cariz socio-ambiental desenvolveu um projecto denominadoClube Verde, um programa de educação ambiental, e tem implementado as “Tardes Ecológicas”, com o objectivo de ensinar as teorias e as práticas da educação ambiental à população jovem do Lobito (Benguela). Decorrem todas as quartas-feiras no Centro Juvenil Ondjango Yapongololi (no Compão, Lobito) com crianças, adolescentes e jovens sem discriminação de nível de escolaridade e/ou classes sociais.

Nas Tardes Ecológicas são apresentadas e discutidas temáticas ambientais actuais e relevantes, como a Agenda 2030 e a identificação de situações concretas da província/país e possíveis soluções locais, a fim de sensibilizar os participantes a adoptarem atitudes mais sustentáveis, estimulando o pensamento crítico e solucionista destes. As tardes incluem ainda a explicação, demonstração e criação de ecobricks, produção de sabão com óleo de cozinha reutilizado, bem como a promoção de campanhas de limpeza de praias, todos os terceiros sábados do mês!

[Fique atento a nossa agenda de eventos para participar dos nossos eventos online e presenciais!]

Produção de sabão artesanal durante as nossas acitividades no Centro Ondjango Yapongologi.

Apresentação da agenda 2030.

As actividades destas Tardes Ecológicas têm como objectivos gerais:

Principais resultados alcançados

Com a implementação deste programa no Centro Ondjango Yapongololi já se conseguiu alcançar :

Apresentação de temáticas ambientais no Centro Ondjango Yapongololi.

Para além das Tardes Ecológicas, a EcoAngola iniciou uma campanha de limpezas de praias, que já contou com 3 actividades, realizadas nos dias 30 de Dezembro de 2020, 23 de Janeiro de 2021 e 20 de Fevereiro de 2021. Esta última contou com a participação de 28 pessoas (21 crianças pertencentes à feira do Compão/Cabaia e 7 Ecokanucos), resultando na recolha de 5 sacos de resíduos recicláveis (latas de alumínio, garrafas pet, cartão e vidro) e meio trator de resíduos indiferenciados não recicláveis. Contamos com o apoio da Administração do Lobito e também da empresa Street Limpa para a recolha e tratamento dos resíduos que recolhemos das praias.

Resíduos recolhidos pelos EcoKanucos nas limpezas de praia.

A EcoAngola agradece pelo trabalho incansável dos seus voluntários em Benguela, bem como aos participantes que têm aderido as actividades realizadas.

Aproveitamos para informar que ainda estão por vir muitas mais Tardes Ecológicas e limpezas de praia, e assim terá a oportunidade de participar activamente em algumas delas. Fique atento às nossas redes sociais para estar a par dos futuros eventos e também da nossa agenda online de eventos.

Exit mobile version