O projecto Angola sem Plástico é um projecto piloto financiado pela União Europeia e implementado em colaboração com a EcoAngola, que tem como objectivo a implementação de uma campanha de sensibilização sobre o consumo responsável do plástico descartável (de uso único), particularmente sacos e garrafas de plástico.
Durante os meses de Maio até Setembro de 2021 decorrerão eventos com o principal objectivo de sensibilizar sobre o consumo responsável de plásticos descartáveis.
[Pode verificar a agenda dos próximos eventos do projecto aqui]
No dia 19 de Junho de 2021, o projeto realizou uma sessão de cinema ao ar Livre, na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, as 15:30. Foi apresentado o Documentário “Um Oceano de Plástico”, com o objectivo de sensibilizar os participantes sobre o impacto dos plásticos na biodiversidade marinha e na saúde pública. Participaram cerca de 40 pessoas, desde voluntários da EcoAngola, interessados inscritos na atividade e, crianças e famílias da localidade que frequentam a Fundação e demonstraram interesse ou curiosidade pelo tema.
Este documentário aborda a poluição plástica no mundo, a quantidade de resíduos plásticos depositada anualmente nos oceanos, a fragmentação do plástico presente na natureza em microplástico, e deu um contexto sobre previsões relativamente à quantidade de plástico produzido e descartado até 2050. Ao mesmo tempo, relata sobre os problemas de saúde associados a libertação de químicos provenientes do plástico.
Após a sessão do cinema, seguiu-se um curto momento de perguntas e respostas que contou também com alguns testemunhos dos participantes. Por exemplo, uma senhora comentou sobre a sua surpresa em descobrir que existem outros componentes tóxicos para além do BPA em garrafas e embalagens de plástico. Outra perguntou sobre como fazer para que as produtoras de gelado de múcua tenham acesso à embalagens alternativas… E isso deixou-nos todos a pensar, que alternativas teremos para a realidade local? Como fazer dos pequenos negócios mais sustentáveis, também tendo em conta as rendas mais baixas?
Uma das voluntárias da EcoAngola partilhou sobre a sua trajetória da mudança da utilização de garrafas de plástico, conseguindo utilizar em média 6 garrafas pequenas por dia, e agora nenhuma! Passou a utilizar galões de água reutilizáveis e também filtros de água em casa. Este foi um evento bastante proveitoso e terminou sensivelmente às 18 horas.
Agradecemos aos nossos parceiros que apoiaram o evento, como a Fundação Arte e Cultura e a PT-Águas, com a marca Saudabel que forneceu galões de água e um bebedouro para a actividade, evitando que produzissemos mais plástico descartável.
Agradecemos a todos os participantes por terem levado o seu copo ou garrafa descartável, fazendo desta actividade livre de resíduos plásticos descartáveis.
No geral, houve uma uma adesão menor do que a esperada, mas a actividade teve um feedback muito positivo das pessoas que participaram.
Sugerimos que ainda assim veja o documentário, disponível na Netflix e participe das próximas actividades.
Pode ver a agenda do Angola sem Plástico aqui.