EcoAngola

A importância do plâncton para a saúde do mar

O nosso planeta é composto por aproximadamente ¾ de água, com mais de 97% encontrada nos oceanos e uma vasta diversidade de espécies de plantas e animais. Um organismo considerado por alguns como um dos mais importantes da Terra, é bem mais pequeno que o ponto que termina esta frase, com um diâmetro de aproximadamente 0.2µm – o plâncton. O plâncton é responsável por aproximadamente 20% da fotossíntese de todo o planeta, 50-85% do oxigénio que respiramos e 95% pelo processo de reciclagem orgânica do oceano, funcionando como um mecanismo de limpeza. Consequentemente, sem ele a vida no oceano cessaria. E essa tragédia não pararia por aí!

Cerca de 70% da população mundial vive a menos de 60 Km da costa, sendo a maioria dependente da pesca como fonte de alimentação e base da economia. Sem plâncton não teríamos peixe; sem peixe, o comércio seria afectado. Isto significaria um colapso não só ambiental, mas também económico. Como podemos ver, o plâncton é bem mais importante do que se imaginava mas como tudo, o plâncton está limitado nas suas capacidades de limpeza. Com o aumento da poluição marinha, torna-se cada vez mais difícil para a natureza manter o bom funcionamento dos oceanos. Idealmente, precisamos de banir o uso de plásticos descartáveis/uso único. Entretanto, isto ainda não é uma realidade em vários países, mas felizmente, com o avanço das novas tecnologias e de pessoas com boa vontade, podemos ainda assim fazer alguma coisa. Com intervenção apropriada, seriamos capazes de prevenir o transporte de resíduos das nossas costas para os oceanos. Isto protegeria ¾ do nosso planeta bem como melhoraria a nossa qualidade de vida.

Uma solução para este acúmulo de resíduos nos oceanos, é um veículo marinho desenhado para limpar a vegetação intrusiva e lixo das águas, que funciona basicamente como um cortador de relva, o aquatic weed harvester. Esta máquina é capaz de limpar toneladas de lixo por dia, dividindo a vegetação de outros resíduos sólidos, transportando e armazenando o lixo a bordo do barco. Quando o armazenamento chega ao seu limite, o harvester retorna para terra para descarregar o lixo colectado. Também já existem máquinas similares que são utilizadas para remover o lixo das praias!

Aquatic Weed Harvester

Em 2015, esta máquina foi utilizada para a limpeza do Lago Hussainsagar (Índia) junto com um amphibious hydraulic excavator. Este lago foi contaminado durante décadas por escoamentos das cidades e tornou-se aos poucos num efluente de esgoto. Ao experimentá-la no lago, após 10 dias de limpeza, 90% do mau cheiro provocado pelos resíduos lá encontrados já havia reduzido. Depois do primeiro mês de limpeza o ecossistema do lago já era capaz de começar a recompor-se naturalmente.

Este é apenas um exemplo que poderia ser implementado nos corpos de água encontrados em Angola, com especial foco na cidade de Luanda, aonde a presença de lixo não pode continuar a ser ignorada, pois é um dos principais motivos de degradação ambiental e problemas de saúde pública.

De acordo com o modelo e o preço, um aquatic weed harvester pode variar entre aproximadamente US$20.000-100.000. Um amphibious hydraulic excavator varia em torno de US$4.000-150.000.

O que a EcoAngola está a fazer e o que tu podes fazer

A EcoAngola está a tentar unir os esforços de todos os projectos e organizações que primam pela sustentabilidade, conservação ambiental e melhoria do bem-estar social. Criamos o Movimento Verde para que as organizações e pessoas actuem com diferentes hábitos no seu dia-a-dia e também se possam juntar a projectos sociais e ambientais de forma a darmos o nosso contributo para juntos enfrentarmos a presente crise ambiental e social que assola o país. Regista-te e junta-te à família do Movimento Verde! Também te podes voluntariar em projectos, campanhas e iniciativas da EcoAngola. Basta acompanhares as nossas campanhas, eventos e actividades no nosso website e redes sociais – não há desculpas!

Exit mobile version